segunda-feira, 15 de abril de 2024

Membro do PCC considerado de alta periculosidade é preso em Vargem Grande

Delegacia de Itapecuru-Mirim.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Policiais militares de serviço em Vargem Grande prenderam, no último sábado (13), por volta das 17h, um indivíduo integrante da facção criminosa PCC que possuía três mandados de prisão em aberto e estava foragido após não retornar de uma saída temporária. Ele foi identificado como Hudson Marley Xavier Alves.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog, a guarnição realizava levantamentos sobre um assalto ocorrido na cidade dias antes e constatou que Hudson Marley estava envolvido na venda de uma pulseira de ouro roubada. Em continuidade, foi possível identificar que existiam os mandados contra ele pela prática dos crimes de homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo. 

O faccionado, considerado um elemento de alta periculosidade, era morador do Anjo da Guarda e depois havia se mudado para o Monte Castelo, ambos em São Luís, antes de chegar em Vargem Grande. Ele foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Ex-senador Chiquinho Escórcio destaca trajetória política de Iracema Vale

Iracema Vale.
RESPEITEM A MULHER, PRINCIPALMENTE A COMPETENTE

Quando fui Secretário Executivo do Ministério da Integração, durante a gestão do ex-ministro Alexandre Costa, tive a oportunidade de conhecer todos os 136 Prefeitos do Maranhão, existentes naquela época, contemplamos a todos, com estradas vicinais, eletrificação rural, calçamentos, poços artesianos, entre outros.

Financiamos através da Sudan, Sudene e Suframa, obras tais como os polos de produção de Ferro Gusa. Em 1995, fui companheiro de chapa para o Senado da República (Suplente de Senador) do Senador Alexandre Costa, onde fui coordenador de sua campanha, e saímos vitoriosos. Mais uma vez, tive a oportunidade de privar, com toda a classe política e social do Maranhão.

Em 2002, após ter sido Senador da República, recebia em Brasília com muita satisfação, essa gloriosa representação política vinda do meu Estado. Em 2003, assumi a assessoria especial da Presidência da República e por lá permaneci durante outros mandatos presidenciais. A minha dedicação ao meu Estado foi grande.

Em 2008, tive a oportunidade de privar com o Município chamado Urbano Santos, através do Prefeito Aldenir, o qual fiquei muito amigo. Naquela ocasião, ele me disse que tinha escolhido uma pessoa para sucedê-lo e fez questão de levar-me até a casa dela no bairro do Cohatrac em São Luís. Chegando lá, fui muito bem recebido por ela e seu esposo, hoje Prefeito de Belágua chamado Herlon Costa Lima.

Começou aí a grande trajetória política da atual Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão chamada Iracema Vale, que foi eleita e reeleita Prefeita de Urbano Santos, desempenhou com grande desenvoltura o papel de gestora municipal. Foi candidata a Deputada Estadual, eleita e a mais bem votada do Estado do Maranhão.

Com sua articulação e competência no trato político, foi escolhida pelos seus pares e principalmente apoiada pelo Governador Brandão, para ser a Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. A medida em que ela foi conduzindo os trabalhos da casa, fizeram uma eleição antes do tempo, copiando até alguns Estados, para antecipação do Pleito do próximo período.

A pequena oposição, nos bastidores, está procurando anular aquele pleito, já não temos dúvida de que poderá ser anulado pela Justiça, mas uma coisa eu tenho certeza, no voto não tem quem ganhe da Iracema. Que Deus continue te abençoando Iracema Vale, para que você possa ajudar a trazer a felicidade e o progresso para o Maranhão.

Chiquinho Escórcio
Ex-Senador da República

Confira todos os detalhes do homicídio registrado no Residencial São Miguel em Vargem Grande

Fredson foi morto com golpes de arma branca.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Conforme publicado em primeira mão pelo Titular do Blog, Vargem Grande registrou mais um homicídio logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15), por volta das 6h30, no Residencial São Miguel. A vítima foi identificada como Fredson Lima Magalhães, de 22 anos e natural de Bacabal. Ele também era conhecido pela alcunha de 'Cambota' (relembre).

Segundo informações repassadas pela polícia militar, o corpo de Fredson apresentava perfurações no abdômen e no tórax provocados por arma branca, além de cortes na cabeça, rosto, nuca, pescoço e costas que o deixaram totalmente desfigurado. Os policiais militares encontraram, ainda, um facão e duas facas próximo ao corpo da vítima, possivelmente as utilizadas no homicídio.

A guarnição também foi até a residência da vítima, também no residencial, e encontrou móveis e objetos revirados, no entanto, vizinhos informaram que não viram nada suspeito durante a madrugada. Eles relataram apenas que Fredson morava sozinho e que não conheciam seus familiares. A polícia civil dará continuidade nas investigações.

Veja os destaques da sessão da Câmara Municipal de Vargem Grande

Câmara Municipal de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Aconteceu, na última sexta-feira (12), a quinta sessão ordinária do 1º período legislativo do ano de 2024 da Câmara Municipal de Vargem Grande, sendo conduzida pelo presidente da Casa, vereador Germano de Oliveira Barros, e contando com a presença de todos os parlamentares que compõe a atual legislatura.

Na Ordem do Dia, só havia o projeto de decreto legislativo para concessão de Título de Cidadão Vargem-grandense ao cantor Francisco Vieira Sousa Júnior, conhecido como Júnior Colt e natural de Codó, sendo aprovado por unanimidade.

Outras matérias foram lidas em plenário, passarão pelas Comissões e serão colocadas em votação na próxima sessão, confira:

- Indicação do vereador Luzilvan Almeida Monteiro solicitando pavimentação asfáltica nas Ruas Cerâmica, César Viana, São Miguel, Estrela, Tabacaria e Travessa José Firmino Gomes, localizadas no bairro São Miguel;

- Requerimento do vereador Antônio Silvane Pereira Sousa solicitando pavimentação asfáltica na Rua Projetada 1 e demais travessas localizadas no bairro Vila Daniele;

- Requerimento do vereador Antônio Silvane Pereira Sousa solicitando a reforma do poço artesiano localizado no bairro Vila Daniele;

- Projeto de decreto legislativo da vereadora Deinnane Thayannelle Vieira Teixeira para concessão de Título de Cidadão Vargem-grandense ao delegado Saul Barbosa Laurentino;

- Projeto de lei da vereadora Neide Viana Laurindo para inclusão da criança e do adolescente com deficiência nas escolas nas atividades esportivas;

- Lei de Diretrizes Orçamentárias.

MAIS DETALHES: Os encontros semanais são transmitidos ao vivo pelo YouTube (@camaramunicipaldevargemgrande) e pela Rádio Líder FM. Você também pode encontrar a Câmara no Instagram (@camaramunicipalvg).

Foto: Lucas Mesquita.

Iracema Vale prestigia cerimônia de posse do novo presidente do TRE-MA

Cerimônia no TRE-MA.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na tarde desta sexta-feira (12), da cerimônia de posse do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Gonçalo de Sousa Filho. O ato foi realizado no plenário Ernani Santos, na sede do órgão, e reuniu autoridades, familiares e amigos do magistrado.

"Confiamos na Justiça Eleitoral e no trabalho que terá continuidade com a condução do desembargador José Gonçalo Filho. É uma honra ter participado desta posse, prezando sempre pela harmonia entre os poderes", destacou a chefe do Legislativo maranhense.

Em seu discurso, o novo presidente da Corte Eleitoral agradeceu àqueles que tiveram papel importante em sua trajetória, destacou as ações e projetos desenvolvidos na gestão do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que deixou o cargo, e ressaltou que pretende dar continuidade ao trabalho, bem como ampliar as iniciativas que visam facilitar e melhorar a sociedade.

José Gonçalo de Sousa Filho reiterou o compromisso de seguir defendendo os processos democráticos e as instituições. "Conduzir o Tribunal Regional Eleitoral não será tarefa fácil, pois estamos conscientes de que grandes e novos desafios nos aguardam em face do pleito de 2024. A missão de presidir este Tribunal é uma tarefa honrosa, mas envolve responsabilidades fundamentadas na boa governança, planejamento institucional, com ações alinhadas às estratégias desta Corte para a construção de paradigmas que possam agregar valor à cidadania e à democracia”, ressaltou.

Gonçalo Filho presidirá o TRE-MA até 1º de março de 2025, quando acaba seu biênio como membro efetivo daquela Corte. O magistrado assumiu a presidência no lugar do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que renunciou ao cargo para assumir o de corregedor-geral de Justiça. Também prestigiaram a posse do novo presidente do TRE-MA, os deputados Rodrigo Lago (PCdoB), Ariston (PSB), Dra. Viviane (PDT), Othelino Neto (PCdoB), Neto Evangelista (União Brasil), Yglésio Moyses (PSB) e Jota Pinto (Podemos), entre outras autoridades. 

Motociclista morre após grave acidente no Povoado Leite

Veículos envolvidos no acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na noite deste domingo (14), por volta das 19h30, um grave acidente com vítima fatal foi registrado no km 171 da BR-222, nas proximidades do povoado Leite, entre os municípios de Vargem Grande e de Itapecuru-Mirim.

Segundo informações apuradas pelo Titular do Blog junto à polícia militar, o condutor de um veículo de passeio Chevrolet Classic invadiu a contramão da rodovia na altura do posto de combustíveis Ferrari e colidiu contra uma motocicleta Honda Bros que vinha no sentido contrário. 

O motociclista Isaías de Holanda Carneiro, de 26 anos, ainda foi socorrido e levado para o hospital regional Adélia Matos, em Itapecuru, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já o motorista, que foi identificado apenas como 'Nonato', se evadiu após o acidente. Uma equipe da PRF também esteve presente realizando os procedimentos cabíveis.

Homem natural de Bacabal é assassinado no Residencial São Miguel em Vargem Grande

Vítima do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15), por volta das 6h30, um homem foi encontrado morto no Residencial São Miguel, em Vargem Grande. Ele foi identificado como Fredson Lima Magalhães, de 22 anos, natural de Bacabal e também conhecido pela alcunha de 'Cambota'.

Segundo informações preliminares apuradas pelo Titular do Blog, a vítima apresentava perfurações de arma de branca, possivelmente facão, no entanto, o autor ou autores do homicídio não foram identificados até o momento. As equipes das polícias civil e militar estiveram no local do crime realizando os procedimentos cabíveis.

domingo, 14 de abril de 2024

Urgente! Seis pessoas foram presas tentando fraudar provas dos Concursos de Vargem Grande e Nina Rodrigues

Delegacia de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Seis pessoas foram presas em Vargem Grande e em Nina Rodrigues neste domingo (14) pela prática do crime de fraude em certame de interesse público, previsto no art. 311-A do Código Penal Brasileiro. Eles tentavam fraudar as provas dos concursos das duas cidades, que é organizado pelo Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek.

Segundo o delegado Tiago Castro, a polícia civil e o Ministério Público receberam informações sobre a possível fraude e passaram a monitorar o principal suspeito, identificado pelas iniciais J.H.U.D., também conhecido como 'Professor' e que é natural do Piauí. "A equipe policial dirigiu-se ao Colégio José Pedro da Silva, em Vargem Grande, e procedeu à abordagem enquanto ele saía do local de prova. Com base nas evidências obtidas, foi efetuada a prisão em flagrante delito", disse o delegado.

'Professor' tem o modus operandi de realizar pessoalmente a prova e fornecer suas respostas para outros candidatos inscritos através de mensagens SMS, mediante um prévio 'contrato' no valor de R$ 5 mil a ser pago após os candidatos assumirem o cargo público. Desta forma, foram identificados quatro candidatos que teriam 'contratado' o mentor do esquema. Todos foram encaminhados para a delegacia de Vargem Grande para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.

Já em Nina Rodrigues foi verificado que um indivíduo identificado como R.L. também utilizava o mesmo mecanismo, razão pela qual também foi preso em flagrante. "Em seus depoimentos, todos confessaram a prática do crime. As investigações prosseguem para apurar o envolvimento de outras pessoas no delito em questão e novas prisões podem ocorrer nas próximas horas. Vale destacar que 'Professor' já havia sido preso pelo mesmo crime em Buriticupu, no dia 15 de maio de 2022", finalizou Tiago Castro.

Maranhão tem três trechos de BRs interditados; confira

BR-222 em Bom Jesus das Selvas.
Um terceiro trecho de BR rompeu na tarde deste domingo (14), no km 267 da BR-316, em Santa Inês (entre Santa Inês e o povoado Estaca Zero). Antes, desde o sábado (13), dois outros pontos sofreram processo de erosão e desmoronaram, ambos na BR-222. Agora os trechos totalmente interditados são:

BR-222

1. Km 363 - entre Santa Inês e Santa Luzia (do Tide). Trecho completamente submerso pelas águas. O desvio junto ao trem da VALE encontra-se inundado e intrafegável;

2. Km 598 - entre Bom Jesus das Selvas e Açailândia (distante 15 quilômetros de Bom Jesus das Selvas);

BR-316

3. Km 267 - entre Santa Inês e o povoado Estaca Zero. Até as 14h o local apresentava um buraco em uma das faixas. A partir das 15h, o asfalto cedeu e bloqueou a via, que é a principal BR que interliga Belém/PA a Teresina/PI. Confira:

Desvios propostos:

Para quem viaja de São Luís para a região tocantina (ou para o estado do Tocantins) - pela BR-135: Peritoró, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú, Imperatriz, Carolina...

Obs.: existem alternativas por rodovias estaduais, porém, a quantidade de chuvas que caem no estado do Maranhão desaconselham viajar pela maior parte dos desvios existentes.

Fonte: PRF.

Prefeitura de Presidente Vargas realiza ação voltada para saúde infantil

Oficina em Presidente Vargas.
Na última quarta-feira (10), a prefeitura de Presidente Vargas, através da secretaria municipal de Saúde e em colaboração a Coordenação de Nutrição do estado, promoveu uma importante iniciativa voltada para a saúde infantil: a Oficina de Apoio Técnico para a prevenção da má nutrição.

O objetivo principal dessa ação foi fornecer suporte técnico aos gestores e profissionais da Atenção Primária em Saúde do município, visando combater a prevalência de magreza e magreza acentuada em crianças menores de cinco anos. Para alcançar esse objetivo, o momento contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos, nutricionistas da Saúde e Educação, além de coordenadores de Atenção Básica, Programa Saúde Na Escola, Agentes Comunitários de Saúde e de Imunização.

"Acreditamos que essa união de esforços entre diferentes profissionais da área da saúde municipal é fundamental para alcançar resultados efetivos na promoção da saúde e bem-estar das crianças de nossa comunidade. Continuaremos trabalhando incansavelmente para melhorar os indicadores e coberturas dos Programas de Alimentação e Nutrição em nosso município, pois acreditamos que investir na saúde das nossas crianças é construir um futuro melhor para todos", disse a secretária de Saúde Junaya Luna.

A prefeitura de Presidente Vargas está comprometida em promover ações que visam o cuidado integral da saúde da nossa população. Junte-se a nós nessa missão de construir um futuro mais saudável e próspero para todos!

Da Ascom PMPV.

Colisão frontal deixa dois mortos na BR-135

Veículos envolvidos no acidente.
Por volta das 14h de sábado, 13, no km 337 da BR-135, no município de Presidente Dutra, leste maranhense, ocorreu um acidente tipo colisão frontal, envolvendo uma picape e um caminhão, que resultou na morte de duas pessoas. 

Veículos envolvidos: picape VW/Saveiro 1.6 CS, preta, de placas do Maranhão, que transportava caixas com frutas e verduras; e uma carreta Daf/Xf Ftt 530, cinza, de placas do Piauí, que transportava grãos.

Os dois ocupantes da Saveiro faleceram. O condutor, um homem de 38 anos de idade, morador de Presidente Dutra, e o passageiro (idade não informada). O condutor da carreta não se feriu.

Fonte: PRF.

Vereadores Marcelo Freire, Eranildes Coelho e Adailson disputarão à reeleição pelo União Brasil em Vargem Grande

Marcelo, Eranildes e Adailson.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Com o fim dos prazos de filiação partidária, os vereadores de Vargem Grande Marcelo Freire, Eranildes Coelho e Adailson Saminez já definiram por qual sigla disputarão à reeleição neste ano. Todos estão filiados ao Partido União Brasil, que é presidido no município por Riba do Altino. Os parlamentares integram a base aliada do prefeito Carlinhos Barros na Câmara Municipal e buscarão, respectivamente, o segundo, o terceiro e o quarto mandato.

Foto: Denilson Lima.